segunda-feira, 20 de abril de 2009

O Campeonato Regional de Lisboa na época de 2008/2009

Terminado o campeonato regional desta época, sinto que a equipa da União Juventude de Alverca necessita de reflectir sobre os aspectos positivos e negativos neste campeonato, de forma a alcançar uma classificação ainda mais prestigiante no torneio de encerramento que se avizinha.
Esta equipa fez essencialmente um campeonato em crescimento, crescimento esse que acaba por ter consequências no resultado final deste campeonato. Depois de um torneio de abertura para esquecer, onde a equipa acabou por obter um 13º lugar entre 13 participantes, a verdade é que pouca gente acreditava (eu inclusive tenho de admitir) que esta equipa iria fazer mais do que figura de corpo presente num campeonato tão competitivo como o da região de Lisboa.
Na 1ª fase, os jogadores não poderiam fazer muito mais do que acabaram por fazer. Com muitos jogadores inexperientes e a darem os primeiros passos na modalidade, a verdade é que durante esta época, a saída de alguns elementos chave na equipa fez-se sentir e de que maneira. O início das boas exibições da equipa acabam por estar relacionadas com o facto de a equipa se ter abstraído desse facto, e de todos se terem concentrado na busca de bons resultados, tirando partido dos jogadores que a equipa tinha. Apesar de ter acabado o seu grupo no penúltimo lugar, a equipa realizou excelentes exibições durante esse período, como é exemplo a derrota caseira por apenas 2 golos com a equipa “B” do Belenenses, jogo esse em que teve em vantagem grande parte da partida, ou a vitoria folgada frente aos pupilos do exercito em Lisboa, que na altura representou a 1ª vitória oficial da época.
Já na 2ª fase deste campeonato regional, a equipa tinha sérias aspirações a obter um lugar a meio da tabela, mas duvido que até o mais optimista pensava que a equipa acabaria num honroso 2º lugar (9º lugar das 14 equipas que participaram). Derrotado apenas pela equipa do Mafra, a equipa foi ao longo dos jogos demonstrando que conseguia realizar excelentes momentos de andebol, quer individuais, quer colectivos, o que leva a que toda a gente esteja curiosa para saber até que ponto a evolução da equipa a poderá levará no torneio de encerramento.
Quanto a outros clubes, o Sporting acaba por ser um justo campeão regional visto que, embora não tenha sido a equipa mais regular (estatuto que tem de ser dado ao Loures), acaba por ser a equipa que melhor andebol praticou. Na 2ª divisão à frente da UJA, o vencedor acaba mesmo por ser o Mafra, que de facto era equipa para se bater com os clubes que garantiram o acesso à primeira divisão.
Vamos então esperar para ver que futuro esta equipa da UJA nos trará…

Sem comentários:

Enviar um comentário