quarta-feira, 22 de abril de 2009

Torneio de Encerramento

VEM APOIAR O ALVERCA!!

UJ ALVERCA vs GS ODIVELAS 02/05/2009

SPORTING CP vs UJ ALVERCA 16/05/2009

UJ ALVERCA vs CF SASSOEIROS 23/05/2009

Saiu à pouco a lista dos jogos que a UJA vai disputar no torneio de encerramento. No primeiro jogo a ser realizado num domingo dia 2 de Maio, a equipa vai encontrar um aguerrido conjunto de Odivelas, que da última vez que veio a Alverca, saiu de solo alverquense com um empate. Depois dia 16 de Maio, o jogo é frente ao campeão regional, o Sporting, jogo esse que vai ser realizado em Lisboa no pavilhão Inatel. O último jogo vai ser em casa frente ao Sassoeiros no dia 23 de Maio, sendo que no último jogo entre estas duas equipas, o Sassoeiros saiu de Alverca com uma derrota algo pesada. Vamos então esperar para ver como corre este torneio à turma alverquense.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

O Campeonato Regional de Lisboa na época de 2008/2009

Terminado o campeonato regional desta época, sinto que a equipa da União Juventude de Alverca necessita de reflectir sobre os aspectos positivos e negativos neste campeonato, de forma a alcançar uma classificação ainda mais prestigiante no torneio de encerramento que se avizinha.
Esta equipa fez essencialmente um campeonato em crescimento, crescimento esse que acaba por ter consequências no resultado final deste campeonato. Depois de um torneio de abertura para esquecer, onde a equipa acabou por obter um 13º lugar entre 13 participantes, a verdade é que pouca gente acreditava (eu inclusive tenho de admitir) que esta equipa iria fazer mais do que figura de corpo presente num campeonato tão competitivo como o da região de Lisboa.
Na 1ª fase, os jogadores não poderiam fazer muito mais do que acabaram por fazer. Com muitos jogadores inexperientes e a darem os primeiros passos na modalidade, a verdade é que durante esta época, a saída de alguns elementos chave na equipa fez-se sentir e de que maneira. O início das boas exibições da equipa acabam por estar relacionadas com o facto de a equipa se ter abstraído desse facto, e de todos se terem concentrado na busca de bons resultados, tirando partido dos jogadores que a equipa tinha. Apesar de ter acabado o seu grupo no penúltimo lugar, a equipa realizou excelentes exibições durante esse período, como é exemplo a derrota caseira por apenas 2 golos com a equipa “B” do Belenenses, jogo esse em que teve em vantagem grande parte da partida, ou a vitoria folgada frente aos pupilos do exercito em Lisboa, que na altura representou a 1ª vitória oficial da época.
Já na 2ª fase deste campeonato regional, a equipa tinha sérias aspirações a obter um lugar a meio da tabela, mas duvido que até o mais optimista pensava que a equipa acabaria num honroso 2º lugar (9º lugar das 14 equipas que participaram). Derrotado apenas pela equipa do Mafra, a equipa foi ao longo dos jogos demonstrando que conseguia realizar excelentes momentos de andebol, quer individuais, quer colectivos, o que leva a que toda a gente esteja curiosa para saber até que ponto a evolução da equipa a poderá levará no torneio de encerramento.
Quanto a outros clubes, o Sporting acaba por ser um justo campeão regional visto que, embora não tenha sido a equipa mais regular (estatuto que tem de ser dado ao Loures), acaba por ser a equipa que melhor andebol praticou. Na 2ª divisão à frente da UJA, o vencedor acaba mesmo por ser o Mafra, que de facto era equipa para se bater com os clubes que garantiram o acesso à primeira divisão.
Vamos então esperar para ver que futuro esta equipa da UJA nos trará…

quarta-feira, 15 de abril de 2009

UJA 30 - 26 Almada AC "B"


Ante demais, tenho de pedir desculpa pelo "abandono" momentâneo do blog, mas de facto só agora me foi possível a actualização deste. Apesar de não ter estado presente no último jogo da equipa, foi-me dado a conhecer todas as incidências da partida, logo apesar de não estar muito pormenorizada como as crónicas anteriores, redigi a crónica que me foi possível...
Jornada nº 6 da 2ª fase do Campeonato Regional Juvenis Masculinos da região de Lisboa, dia 4 de Abril pelas 16 horas da tarde, a UJA recebeu em casa a equipa B do Almada na esperança de alcançar a 2ª posição do seu grupo neste campeonato regional. O jogo antevia-se equilibrado, ambas as equipas tinham realizado jogos semelhantes com as restantes equipas do grupo, sendo que apenas tinham perdido um jogo com o vencedor da série, o CDMafra, logo encontravam-se em Alverca com uma "igualdade" pontual (o Almada possuía mais 1 ponto que a UJA visto que o nosso clube obteve um empate com o 1º de Dezembro, enquanto que o Almada venceu esta mesma equipa) . Devido a estes factores, as equipas encontraram-se em Alverca para a discussão do 2º lugar, sendo que a UJA tinha noção que apenas a vitória poderia garantir tal feito (o empate iria sempre favorecer o Almada com mais 1 ponto). Com um começo de jogo muito equilibrado, a UJA a meio da 1ª parte tinha uma vantagem de 3 golos pouco segura, visto que o Almada estava sempre à procura de reduzir a diferença pontual. Até ao final da 1ª parte, foi manter essa vantagem de forma a ir para o intervalo com um bom resultado. Pelo que me foi possível averiguar, na 1ª parte destacaram-se o Tiago Faria e o João Pereira, ambos por terem marcados muitos e bons golos. De referir ainda um lance que é sempre invulgar de se ver em andebol, quando a poucos segundos do fim da 1ª parte o João Pereira efectua um admirável remate certeiro à baliza do Almada de meio campo. Já 2ª parte foi possível observar um esboço da reacção da equipa de Almada, que chegou a reduzir a diferença pontual para apenas 1 golo. Após esse período menos bom da equipa, a UJA partiu para uma exibição sólida em que acabou por triunfar por uma margem de 4 golos, justa pelo que se verificou em campo. No final da partida, e apesar da equipa ter estado um pouco desfalcada de opções (o Nélson Alves ainda a contas com a lesão na mão e Nuno Sousa que se encontrava ausente) a equipa acabou mesmo por realizar uma exibição muito agradável, sendo que o jogador que acabou por se destacar mais foi o André Lopes, que iniciou a reacção da equipa a um mau início de 2ª parte defendendo inúmeros remates por parte dos forasteiros. A equipa de arbitragem esteve em bom plano e uma nota também para o número de adeptos que assistiu ao desafio, quer apoiantes da UJA quer do Almada, que demonstraram interesse por uma modalidade em franco crescimento em Alverca, e que foram determinantes na moral que deram à equipa. Mais andebol só mesmo no Torneio de Encerramento ainda não agendado. Esta é a última prova do ano, e um torneio onde a nossa equipa tem francas aspirações a obter um resultado positivo, e demonstrar um andebol bem praticado, condizente com o excelente campeonato que acabou de realizar.
Então até lá...
cumprimentos...

MELHOR EM CAMPO: André Lopes (0 golos)