domingo, 15 de março de 2009

Análise ao plantel

Este espaço é dirigido à realização de uma análise individual dos jogadores da UJA, sendo que aqui apenas darei a minha opinião sobre os aspectos positivos e os aspectos negativos de cada jogador... se alguma análise for alvo de discussão cá estarei para a analisar...
1-André Lopes – Ser guarda-redes é, na minha opinião enquanto adepto de andebol, a posição mais importante de uma equipa. Já o valoroso treinador ucraniano radicado em Portugal à muitos anos, Aleksander Donner, dizia que “é na defesa que se ganham os jogos”. Pois se dependêssemos do nosso único guarda-redes, penso que estaríamos bem servidos. André Lopes é um antigo guarda-redes de futsal, pelo que se nota a excelente movimentação entre os postes, e a capacidade de defender muitos remates de 2ª linha. Para além destes factores, o André é um jogador que denota uma boa qualidade de passe, factor que a nossa equipa podia aproveitar para lançar mais contra-ataques, visto que temos jogadores rápidos. Apesar disso, penso que onde o André tem mais a evoluir é mesmo nos remates de ponta e dos pivots, onde ainda demonstra algumas dificuldades, que com o passar do tempo devem ser aperfeiçoadas. De referir que esta é a 1ª época do André como jogador de andebol, logo ainda tem uma margem de progressão assinalável.
2-Marco Ferreira – O Marco, apesar de apenas estar a tomar conhecimento com a modalidade de andebol à apenas alguns meses, é já o que nós podemos considerar um jogador completo. De uma estatura impressionante (perto dos 2 metros de altura), é um canhoto que pode jogar a lateral, ponta, guarda-redes (!!!!) e até mesmo a pivot, posição esta que lhe é favorável devido à já mencionada estatura e à forma aguerrida como encara os lances. No entanto, enquanto adepto da UJA, penso que a melhor posição, ou melhor, a posição onde o Marco pode render mais é mesmo na ponta, devido à escassez de jogadores esquerdinos na equipa, mas acima de tudo devido à sua impulsão aliada ao remate colocado e potente que fazem do Marco um jogador com características únicas no nosso plantel. O Marco é também um jogador muito descoordenado na sua locomoção, devido obviamente à sua altura, o que faz com que se aleije com muita frequência durante as partidas, nomeadamente durante as quedas. Aliado a esse factor, é também um jogador muito magro, que precisa de ganhar massa muscular para se bater melhor num jogo físico como é o andebol, nomeadamente na defesa onde é muitas vezes batido.
3-Tiago Faria – Ao falarmos do Tiago Faria, vem-nos logo à cabeça um jogador que prima pelo jogo colectivo, muitas vezes em seu próprio detrimento, algo que eu pessoalmente admiro num jogador. Ele é um lateral que apesar de possuir um remate muito colocado e forte, muitas vezes prefere dar bolas aos colegas em vez de tentar a sua sorte. Um dos líderes da equipa, tem uma excelente capacidade de passe, e ao nível defensivo também é muito concentrado. Como já tinha referido anteriormente, talvez seja uma jogador que, devido à sua excelente qualidade de remate, devesse arriscar mais vezes o remate, e quando o fizesse, não o adornar em demasia . Apesar de não ser um jogador muito baixo, a verdade é que no andebol dos nossos dias ter uma estatura elevada ajuda e de que maneira na defesa. O Tiago é já um jogador da casa, devido aos anos que frequenta o clube, e uma das nossas jovens promessas.
4-Vítor Mexia – Ser pivot de uma equipa de andebol é uma tarefa muito desgastante, algo que o Vítor já deve estar habituado pois este é já o 3º ano que este atleta é jogador da UJA. Dotado de um bom físico, talvez em demasia até, o Vítor é um jogador muito trabalhador em campo, que tenta criar espaços para os colegas rematarem, e quando é a ele que cabe a decisão de atirar à baliza, raramente falha. É também um dos nossos muitos jogadores polivalentes, visto que também pode jogar nas pontas, também com qualidade. Onde parece que o Vítor tem mais a melhorar será mesmo no capítulo defensivo, onde se deixa muitas vezes levar pelas fintas dos jogadores adversários, permitindo muitos golos. Tirando isso o Vítor é um jogador muito útil à nossa equipa, um jogador que faria falta a qualquer clube…
5-João Moura – Para além do já mencionado Vítor, é o outro pivot da UJA aliado ao facto de também ser o capitão da equipa. Jogador muito corpulento, é caracterizado por ser um guerreiro dentro do campo, um jogador muito agressivo mas leal, que é uma das vozes de comando na defesa. Não sendo um jogador polivalente, na sua posição quando lhe é concedido espaço raramente falha o seu remate colocado. Como é um pouco lento na transições defesa-ataque e vice-versa, não se dá muito bem com contra-ataques e dá preferência a um jogo mais pausado e pensado. Defensivamente é um jogador que raramente é ultrapassado em lances de 1 para 1. É um jogador que quase já é “mobília” na nossa UJA, sendo que está no clube desde 2002 (!!!) já lá vão quase 8 anos. É um símbolo do clube…
6-Nélson Alves – É um jogador que pertence à “nova vaga” de talentos do clube. A joga à menos de 1 anos no clube, é um jogador que tem vivido uma melhoria na sua qualidade de jogo de forma gradual, sendo já um jogador a ter em conta para o futuro do clube. Pode jogar a lateral e a ponta onde se sente mais confiante, tem um remate com muita margem de progressão para além de ser um jogador que defende com qualidade aliado à sua estatura muito razoável. Tem de melhorar sem dúvida a forma como recebe a bola, visto que me parece a mim ser um jogador ainda algo estático durante a manobra ofensiva da equipa. Pena que se tenha lesionado numa das mãos e só poder voltar para meados de Abril, altura em que se avizinhará o torneio de encerramento no qual a UJA tem aspirações a alcançar um bom resultado…
7-Nuno Sousa – Um jogador que personifica a expressão de “jogador completo”, o Nuno Sousa é provavelmente um dos jogadores com mais margem de progressão no clube. Dotado de uma elevadíssima estatura (à volta de 1 metro e 90), este é um jogador que alia um excelente poder de impulsão a um remate muito colocado e potente. É um jogador veloz que quando tem oportunidade, não hesita em tentar rematar de uma forma mais elaborada, sendo que já nos proporcionou excelentes golos nos últimos jogos, nomeadamente chapéus de belíssimo efeito. Um jogador muito polivalente que tanto joga a lateral como a ponta, a sua posição habitual. Defende de forma razoável, tenta sempre comunicar com os colegas, só que ás vezes deixa-se levar pelas fintas dos adversários. Ele é também um jogador que facilmente perde a concentração, sendo um jogador extremamente emotivo e agarrado ao jogo. Encontra-se no clube à já mais de 1 ano e a sua progressão tem sido aceitável sendo que ainda tem muita margem de progressão. Também um jogador a ter em conta no futuro do clube.
8-Eduardo Gomes – Outro ponta que chegou à menos de 1 ano ao clube. Apesar da sua baixíssima estatura nem sempre o auxiliar, o Eduardo é um jogador extremamente combativo na defesa, sendo que ao longo destes 6 primeiros meses de contacto com a modalidade, tem feito uma notável evolução nesse capítulo (algo que tem de continuar a melhorar para se tornar cada vez mais um jogador difícil de passar em lances defensivos). Possui um remate razoável, sendo que ainda tem muito a melhorar nesse capítulo, e com o potencial que possui, pode fazer muito melhor. Outro aspecto que o nosso Eduardo melhorou muito foi na qualidade de passe, visto que nos primeiros jogos perdia algumas bolas fáceis sendo que agora raramente faz passes arriscados preferindo jogar pelo seguro, e assim não perder tantas vezes a bola. No entanto, algo que este jogador tem de ter em mente, é que só se ganha experiência e qualidade no remate se tentarmos outra, outra e outra vez… só assim um jogador evolui…
10-João Pereira – Outra das nossas grandes promessas para o futuro, o João é um excelente jogador, que alia um remate muito potente e colocado a uma visão de jogo apuradíssima, que já proporcionou grandes momentos de andebol. Muito aguerrido na defesa, raramente se deixa passar em lances defensivos, sendo que talvez peque em demasia por essa sua “agressividade”, visto que muitas vezes é punido com suspensões. É um jogador muito polivalente, que joga bem em qualquer posição que lhe peçam para actuar. Outro dos factores que talvez tenha a melhorar é a visão como encara os lances da partida, visto que às vezes, talvez devido ao seu virtuosismo, individualiza em demasia o jogo. Este é outro dos jogadores que já se encontra na UJA à já quase 8 anos, sendo também uma das referências da equipa. Se continuar a evoluir da forma a que está a evoluir, será sem dúvida alguma um andebolista de muita qualidade…
11-Tiago Sena – O Tiago Sena é um jogador que também está à pouco tempo na UJA, e que tem mostrado um bom potencial. A sua principal característica é a “raça” e a dedicação que demonstra nos lances da partida. Sendo ponta, ainda lhe falta maturidade para puder ocupar uma posição de lateral, por exemplo, que por ventura se adequaria às suas características. Dotado de um bom remate, ao contrário de alguns jogadores que já referi, por vezes arrisca em demasia no remate, sendo que em algumas situações deveria tentar pausar mais o jogo na procura de melhores soluções de ataque. Defende de forma muito activa, sendo que em certas situações vê-se que defende de forma demasiado agressiva, como é o caso do jogo com o belenenses em que acabou mesmo por ser expulso por uma entrada despropositada… Se continuar a sua evolução positiva e melhorar a postura defensiva pode-se tornar num excelente jogador…
13-Bruno Fachada – O Bruno é um jogador muito polivalente, que pode desempenhar várias funções durante uma partida de andebol, e todas com muita qualidade. Jogando normalmente como central, é um jogador extremamente ágil, que tem uma finta de corpo muito boa, que utiliza muitas vezes nos jogos para criar espaços para usar o seu remate de destro muitíssimo colocado. Apesar de ser um belíssimo central, este também desempenha as funções de ponta ou lateral de forma muito eficaz. Em termos defensivos, e apesar da sua estatura, às vezes é levado em fintas de jogadas mais elaboradas por parte do adversário. Já se encontra no clube à 6 anos e se continuar a boa evolução será um valor seguro do nosso clube…
14-Alexandre Domingues – O Alexandre é um jogador também muito recente no clube. Alia uma excelente velocidade de transição defesa-ataque a uma postura defensiva muito sólida. Em termos atacantes, verifica-se que melhorou muito no passe, só que ainda tem de aprender a rematar muito melhor do que o que faz actualmente, visto que tem potencial para isso e porque é dos poucos esquerdinos da equipa. Joga na ponta e tem uma excelente atitude durante as partidas que disputa. Durante o processo evolutivo é normal que cometa erros, mas estou certo que acabará por se tornar num valor seguro desta equipa…
? – Domingos Saragoça – Jogador muito novo de apenas 14 anos de idade mas já um jogador muito alto. O Domingos pode vir a tornar-se num óptimo jogador, no entanto onde tem de melhorar mesmo é na atitude com que entra nas partidas. É preciso entrar sem medo de errar e só assim se aprende. Jogador que pode actuar nas laterais ou na ponta, possui um remate com uma margem de progressão muito boa, visto que se está a falar de um jogador de apenas 14 anos. Se sofrer uma boa evolução, o Domingos pode-se tornar numa boa revelação da UJA já esta temporada…

14 comentários:

  1. Onde está a minha análise está lá o nome do vitor, um pequeno erro a ter em conta! : p

    Tirando isso só discordo um pouco, falando pessoalmente, na parte de dizer que não sou polivalente, pois este ano ainda só não fui à baliza e ponta direita, acho eu. E por falar em contra-ataques, sim, sou um jogador lento em velocidade, mas se não for na primeira vaga, venho na segunda. De resto acho que está muito boa a análise aos restantes colegas. E partilho a sua opinião ao dizer que o Marco é um jogador que renderia mais a ponta direita, porque laterais já temos dois de muito boa qualidade.

    Cumprimentos,
    João Moura

    ResponderEliminar
  2. Peço desculpa por aquilo do vitor, eu é que li mal e já percebi o porquê de estar lá o nome dele. Erro meu, peço desculpa! :p

    ResponderEliminar
  3. Penso que a análise aos elementos da equipa está muito bem redigida, e apenas não concordo com a afirmação que me deixo passar muitas vezes no 1 para 1, visto que muitas das vezes até defendo na ponta, o que torna essa situaçao um pouco dificil...
    saudaçoes...

    ResponderEliminar
  4. Caro João Moura... quando digo que não é um jogador polivalente não quero dizer que não saiba jogar noutras posições que não seja a de pivot, apenas acho que se jogasse noutra posição não o coseguiria fazer com a qualidade que faz ao jogar nessa posição. Eu apenas foco alguns pontos que certos jogadores podem melhorar, são tudo críticas construtivas... Quanto ao Nuno Sousa, de facton é um jogador muito completo visto que pode desempenhar muitas funções, mas quanto à defesa (não se esqueça que defende muitas vezes a lateral) ainda é onde tem mais margem de progressão e onde pode melhorar enquanto jogador para ai sim ser ainda mais um jogador completo... aproveito para pedir desculpas aos restantes membros do plantel mas de facto ainda não tive oportunidade de traçar os seus perfis... espero que não tenham ficado chateados de todo...
    cumprimentos...

    ResponderEliminar
  5. estao boas as analises aos jogadores, concordo tambem com o facto do marco jogar melhor na ponta. Lembro-me de um ponta de nome Sousa, que queria desistir e que tinha atitudes do genero "vou sair, isto nao é para mim...nao tou aqui a fazer nada, nao sei jogar", tinhamos perdido um ponta de grande qualidade, sendo que a unica "critica" apontada é o facto de este ainda nao se ter decidido das prioridades ou tenis ou andebol, visto este já ter faltado a 2 jogos consecutivos e ter deixado a equipa "desfalcada", pois quando um elemento, visto bem faz sempre falta. Quanto ao Moura, acho que é um jogador que embora nao seja muito rapido, tenta sempre ser dos primeiros a chegar à defesa.
    aguardo pelo restos das analises, e desejo a continuação de um bom trabalho, que tem vindo a ser demonstrado neste blog.

    Saudaçoes,
    Pereira.

    ResponderEliminar
  6. *...pois quando um elemento falta, faz sempre falta.

    (erro grave)

    ResponderEliminar
  7. já agora porque é que nã põe umas fotos da equipa dos jogos que disputa e assim?

    ResponderEliminar
  8. Porque não tenho oportunidade de as tirar... mas se conseguir arranjar alguem que consiga fazer isso agradecia muito...

    ResponderEliminar
  9. e porque é q nao tem oportunidade de tirar ja que ve e sabe tudo sobre os nossos jogos?

    ResponderEliminar
  10. Se não está contente com o trabalho no blog e querem mais fotos ou vídeos, não hà muito que eu possa fazer... se não tenho oportunidade ou arranjam vocês ou de facto não posso fazer nada...

    ResponderEliminar
  11. está a fujir à pergunta, mas deixe lá se nao quer dizer a sua identidade

    ResponderEliminar
  12. já agora pa quando é a entrevista?

    ResponderEliminar
  13. É óbvio que estou a fugir à pergunta
    :D
    À tarde mando as perguntas e depois pode responder e mandar-mas por um documento word
    cumprimentos...

    ResponderEliminar
  14. Concordo 100% com o Faria devia haver fotos dos jogadores aqui no blog, nao e k o blog esteja mau pelo contrario mas as fotos so iam melhorar.

    ResponderEliminar